julho 24, 2024
24/07/2024

1° Seminário de Saúde Pública é realizado pela Federação PSDB / CIDADANIA, em São Gonçalo

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter

Foto: presidente do PSDB de São Gonçalo, Dr. Aécio Nanci, palestra durante o evento

Consolidada para as próximas eleições, a Federação PSDB / CIDADANIA deu início a uma série de seminários, onde a proposta é discutir soluções para os problemas das cidades. Nesse caso, como são dois diretórios municipais de São Gonçalo, os debates e as reflexões sobre os temas estão focados no município.

Os presidentes dos dois partidos receberam os convidados no auditório da Associação Comercial e Empresarial de São Gonçalo (ACESG). Dr. Aécio Nanci, do PSDB, e Evanildo Barreto, do CIDADANIA, elencaram o evento.

O seminário discutiu um cenário geral sobre a saúde em São Gonçalo. O déficit financeiro em relação à população, infraestrutura e demais gargalos no setor que podem e devem ser solucionados.

No início do evento, Dr. Aécio Nanci elogiou a atual gestão na área da saúde, em São Gonçalo, desenvolvida pelo governo do prefeito Capitão Nelson.

“O atual governo vem promovendo avanços importantes, principalmente em relação à reestruturação e ao reaparelhamento de grande parte dos equipamentos de atendimento nas unidades básicas e secundárias de saúde na cidade. Também merecem destaque os investimentos feitos nos serviços de alta complexidade de angiografia, de cirurgias cardíacas e neurocirurgia, que são realizados no hospital de Lagoinha. Outro hospital que também está bem equipado é o de Retaguarda (Menino de Deus). Também vejo como grande avanço a aceleração da informatização dos inúmeros equipamentos de atendimento ao público, que em saúde, que facilitam muito o acesso dos usuários aos serviços”, ressaltou o presidente do PSDB-SG, Aécio Nanci.

Aécio abordou ainda outra questão importante: os desafios da medicina diante do envelhecimento e adoecimento da população.

Médico e profundo conhecedor da área da saúde, Dr. Aécio Nanci também destacou que cerca de 80% da população de São Gonçalo depende dos serviços do SUS, além de demonstrar preocupação com o fechamento de leitos dos hospitais privados.

” A sobrevivência dos hospitais particulares depende da integração entre o setor público e o privado, principalmente para diminuir a enorme fila de cirurgias eletivas, como as de vesícula, hérnia e tantas outras”, alerta Aécio.

Evanildo Barreto, presidente do CIDADANIA-SG, atualmente secretário de Agricultura e Pesca de São Gonçalo, também destacou os desafios do setor e a importância dos seminários voltados para o debate e a busca por soluções viáveis e executáveis.

Entre os convidados da noite, Dr. Gleison Rocha, secretário de Saúde de São Gonçalo, apresentou as ações da secretaria, em todas as camadas do setor. As falas ganharam destaque no quesito investimento. A gestão atual do município tem priorizado a abertura de novas unidades de saúde para a população, incluindo para tratamentos de alta complexidade, e o centro municipal de imagem, já inaugurado.

A subsecretária de Saúde Coletiva, Ana Cláudia Pinnas, também marcou presença com uma explanação bastante elucidativa, ao abordar temas da saúde pública no município.

Além das dezenas de participantes no evento promovido pela Federação PSDB / CIDADANIA, também estiveram presentes os vereadores Tião Nanci e Pablo da Água, e o presidente do Sindicato dos Hospitais Clínicas e Casas de Saúde de Niterói e São Gonçalo (SINDHLESTE), doutor Felipe Albuquerque.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter