São Gonçalo na busca contínua por aprimoramento e atendimento de excelência, cerca de 100 profissionais da rede municipal de Educação de São Gonçalo participaram de uma capacitação conjunta realizada nesta terça-feira (6). A ação envolveu os profissionais dos dois Centros de Referência Municipal em Autismo e do Centro de Inclusão Municipal Helen Keller (CIM), reforçando a importância da saúde e bem-estar para melhor desempenho profissional.
O evento, realizado no auditório do CIM, no Vila Lage, teve como objetivo central promover dinâmicas em grupo que colocassem a saúde e o bem-estar dos profissionais como protagonistas. Reconhecendo a demanda emocional intensa dessas unidades, a abordagem buscou fortalecer a mente e promover a autoreflexão como elementos essenciais para o cuidado ao outro.
A diretora do Centro de Referência em Autismo, Professora Maria José da Silva Rodrigues, Evelin Bastos, enfatizou a importância do cuidado consigo mesmo para melhor cuidar dos outros. O calendário integrado em 2024, preparado pelas unidades, visa fortalecer a inclusão e consolidar uma abordagem unificada em prol do atendimento excepcional às famílias.
Os palestrantes convidados, o professor João Marcos, responsável por dinâmicas de relaxamento, e a psicóloga Débora Alessandra, que abordou a reflexologia, proporcionaram aos participantes ferramentas práticas para promover o equilíbrio emocional e físico.
A diretora do CIM, Roseli Vianna, ressaltou a importância de os profissionais estarem bem consigo mesmos, visto que, ao fortalecerem-se, são capazes de proporcionar um suporte mais eficaz aos alunos, mães e responsáveis, que frequentemente enfrentam situações desafiadoras. A dinâmica promovida durante o evento ofereceu uma oportunidade valiosa para os profissionais refletirem sobre si mesmos e se reconectarem consigo mesmos, fortalecendo o elo entre bem-estar pessoal e eficácia profissional.