julho 24, 2024
24/07/2024

31 anos da Guarda Municipal de São Gonçalo celebrando a força feminina

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
31 anos da Guarda Municipal de São Gonçalo celebrando a força feminina

Em homenagem às mulheres neste mês dedicado a reconhecer sua importância, a Guarda Municipal de São Gonçalo comemora um feito notável: há 31 anos, a Turma 13 mil, pioneira na inclusão feminina, iniciava suas atividades, marcando a entrada da força feminina na corporação.

A Turma 13 mil, formada em 1993, representou um divisor de águas na história da Guarda Municipal de São Gonçalo. Desde sua criação em 1938, a corporação era exclusivamente masculina. Esse marco não apenas abriu caminho para a diversidade, mas fortaleceu a presença feminina em uma área historicamente dominada por homens.

O comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes, destaca a relevância da presença feminina na segurança pública: “A mulher na segurança pública é fundamental. Trás diversidade de perspectivas, permitindo abordagens mais abrangentes para lidar com desafios complexos. Promove maior confiança da comunidade, especialmente entre grupos marginalizados, facilitando a colaboração e resolução de problemas.”

Atualmente, a força feminina está presente em todos os grupamentos da Guarda Municipal. Alguns, como a Ronda Escolar e a força que colabora com a Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM) em casos de violência contra a mulher, são exclusivamente compostos por mulheres.

A subinspetora Jane Velasco, da Turma 13 mil e atuante no Núcleo de Assistência Farmacêutica, compartilha sua trajetória: “Sempre foi meu sonho integrar a Guarda Municipal. Fiquei em 17º lugar entre mais de 900 inscritas. Posso dizer que amo minha farda, amo o que faço e não me imagino sendo outra coisa que não Guarda Municipal.”

Destaca-se a atuação em casos de violência contra a mulher. Em 2021, foi criado o Grupamento da Patrulha Maria da Penha, integrado à Guarda Municipal. Este grupo coopera com instituições e órgãos governamentais, promovendo proteção, monitoramento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter