O Planalto se empenha em distanciar a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores nos eventos desta data. A cerimônia na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com início às 9h, contará com a presença de Lula e tem como slogan “Democracia, soberania e união”.
Paulo Pimenta, Ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), destaca quatro eixos temáticos para o desfile: “Paz e Soberania”, “Ciência e Tecnologia”, “Saúde e Vacinação” e “Defesa da Amazônia”. O evento incluirá a execução do hino nacional, a passagem das tropas das Forças Armadas, apresentações escolares, profissionais do Corpo de Bombeiros, bandas e participações especiais de várias instituições, incluindo o show aéreo da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.
A tribuna de honra receberá cerca de 200 convidados, incluindo ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas, enquanto a expectativa de público é de 30 mil pessoas



