O governo do Estado do Rio de Janeiro está dando um passo significativo em direção à expansão do sistema metroviário na região. A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) anunciou que a licitação para a contratação da empresa responsável pelos estudos de viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental será realizada em 19 de dezembro. Esses estudos têm como objetivo avaliar a expansão das linhas Praça XV-Araribóia-Alcântara e Jardim Oceânico-Alvorada-Recreio dos Bandeirantes.
Essas extensões do metrô são muito aguardadas pela população e já fazem parte do Plano Diretor Metroviário (PDM) do Rio de Janeiro. Os estudos serão fundamentais para determinar a viabilidade dos projetos, considerando diversos aspectos, incluindo impactos sociais e econômicos. Além disso, eles ajudarão a identificar os recursos necessários para a expansão da malha metroviária, seja por meio de investimentos públicos ou privados.
A elaboração dos estudos terá um prazo de 12 meses, durante os quais serão conduzidas análises de viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental, juntamente com a elaboração dos projetos conceituais de engenharia e estudos de demanda. Essa é uma etapa crucial para garantir que a expansão do metrô seja planejada com sucesso e atenda às necessidades da região.
O Plano Diretor Metroviário, que está sob a supervisão da Riotrilhos, um órgão vinculado à Setram, visa orientar o crescimento da rede metroviária até 2045. Ele destaca a importância estratégica da ligação Praça XV-Araribóia, que conectaria o centro do Rio ao de Niterói, e reconhece que essa expansão representa um desafio técnico significativo. Além disso, o plano considera a conexão Araribóia-Alcântara (Linha 3) como um meio de impulsionar o desenvolvimento de Niterói e São Gonçalo, beneficiando a vida dos moradores e fortalecendo a economia local.
Outra extensão importante é a ligação Jardim Oceânico-Alvorada-Recreio dos Bandeirantes, uma solicitação antiga dos moradores da Barra. A análise destaca a relevância dessa expansão para consolidar a rede de metrô, especialmente diante do crescimento populacional esperado no Recreio nos próximos anos.