Na última quarta-feira (10), a Polícia Civil solicitou a prisão de Jean Carlos Nascimento dos Santos, conhecido como Jean do 18, apontado como líder do tráfico no Morro do Dezoito, Zona Norte do Rio. Jean é acusado de exigir o pagamento de R$ 500 mil para liberar a construção do Parque Piedade. O prefeito Eduardo Paes denunciou a tentativa de extorsão por uma organização criminosa à empreiteira responsável pela obra. A Polícia Militar realiza uma operação para localizar os envolvidos na extorsão.
De acordo com a polícia, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) identificou o traficante e solicitou sua prisão após diligências. O inquérito foi concluído e encaminhado ao Ministério Público.
Ao denunciar o caso nas redes sociais na terça-feira (9), o prefeito Paes afirmou que não permitirá que grupos criminosos imponham suas regras na cidade. Ele destacou a importância de denunciar esse tipo de ameaça e defendeu não criminalizar as vítimas, como as empresas alvo de extorsão e políticos em áreas dominadas por criminosos.
As obras do Parque Piedade, iniciadas em setembro de 2023, estão previstas para serem concluídas até outubro de 2024, com um investimento total de R$ 65 milhões. O projeto é conduzido pelo Consórcio Parque Piedade HFB, formado pelas empresas Biovert Florestal e Agrícola, Fábio Bruno Construções e Hydra Engenharia e Saneamento.