Em São Gonçalo, a Prefeitura, em colaboração com o projeto Ellos CastraPet, tem implementado ações significativas para controlar a população de cães e gatos por meio de castrações gratuitas. Após intervenções em Trindade, Barro Vermelho e Bandeirantes, o projeto chegou ao Jardim Catarina, onde a Praça Jardim Catarina II se tornou o centro das castrações, realizadas de 5 a 9 de fevereiro.
A gratuidade do procedimento, resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Sóstenes Cavalcante, destaca o compromisso com a conscientização e o cuidado responsável dos animais.
Suelane Silva Pereira, autônoma de 48 anos, presente para castrar sua gata Mel, compartilhou sua experiência e perspectiva positiva. “Essa iniciativa está disponível no município, o que é muito importante. Planejava fazer a castração particularmente, mas é muito caro”, mencionou Suelane, residente do Jardim Catarina por mais de 40 anos.
Thayná Oliveira dos Santos, estudante de veterinária de 19 anos, também presente para apoiar a castração do cachorro Zeus, de 3 anos, de um amigo, elogiou a agilidade do agendamento e a relevância da iniciativa. “Todos os meus animais são castrados, e eu incentivei meu amigo a fazer o mesmo. Com essa castração, o cachorro dele tem menos chance de desenvolver doenças”, destacou Thayná.