A Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade, administrada pela Organização Social Prima Qualitá Saúde, em parceria com a secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo, vem enfrentando um aumento expressivo no número de atendimentos nos primeiros meses de 2024. O comparativo entre os anos mostra um aumento significativo, com janeiro de 2024 registrando um acréscimo de 21% em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto fevereiro apresenta um impressionante aumento de 35%.
Dados estatísticos revelam que a unidade tem sido procurada por um grande volume de pacientes, muitos dos quais apresentam suspeita de doenças como dengue, covid-19 e gastroenterite. A demanda crescente na Umpa de Nova Cidade tem sido impulsionada, na maioria, por pacientes suspeitos de diversas condições, com destaque para casos de dengue, covid-19 e gastroenterite. A equipe da unidade está mobilizada para enfrentar esses desafios emergentes e garantir um atendimento eficaz.
O diretor da Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade, Diego Firmino, reconhece o desafio de manter uma alta satisfação em uma unidade emergencial com portas abertas. Ele destaca o compromisso da equipe com a melhoria contínua e o atendimento humanizado, enfatizando a necessidade de uma resposta ágil diante dos desafios de saúde emergentes.
“Nossas equipes têm sido incrivelmente resilientes diante desses desafios. Estamos focados em garantir que tenhamos recursos adequados, tanto em termos de pessoal quanto de infraestrutura, para atender a essa crescente demanda. O aumento no número de atendimentos é, sem dúvida, um reflexo das dinâmicas de saúde pública que enfrentamos atualmente. Nossa equipe tem sido incrivelmente resiliente diante desses desafios”, comentou o diretor da unidade.
Localizada na Rua Vicente de Lima Cleto, a Umpa opera 24 horas por dia, atendendo até 500 pacientes diariamente. A estrutura da unidade inclui consultórios de pediatria e clínica médica, laboratório para exames, sala de raios-x e sala de estabilização. A unidade de Nova Cidade conta com consultórios especializados em odontologia, funcionando 24 horas, além de áreas de atendimento diferenciadas, como as salas vermelha e amarela. Estas são designadas para casos mais críticos e para a classificação de risco, proporcionando uma resposta ágil às necessidades dos pacientes.
A unidade hospitalar, que serve moradores de diversos bairros da cidade, observa um aumento de pacientes provenientes dos bairros Trindade, Itaúna, Nova Cidade, Porto do Rosa, Mutondo, Mutuapira, Mutuá, dentre outras regiões do município. O aumento expressivo nos atendimentos na Umpa de Nova Cidade reflete a importância crítica da unidade no sistema de saúde e sua capacidade de se adaptar às necessidades emergentes dos gonçalenses, um dos objetivos da Organização Social Prima Qualitá Saúde.
Moradora do bairro Fazenda dos Mineiros, a aposentada Maria Cristiana de Souza, de 69 anos, foi atendida na Umpa no início de janeiro e voltou à unidade, em fevereiro, com a neta, que também apresentou problemas de saúde. Em sua quinta visita à unidade, ela reconheceu os esforços para manter um atendimento de qualidade.
“Já fui atendida uma vez e hoje vim como acompanhante da minha neta. Não tenho o que reclamar do atendimento, foi ótimo e eficiente. Conheci a unidade por ser próximo da minha residência. Eu só tenho que agradecer. Sabemos que estávamos passando por um momento difícil, mas esse período é típico de verão. A gestão está fazendo o que pode com os funcionários”, explica Maria.
A Umpa, bem equipada, realiza o primeiro atendimento, proporcionando estabilização e observação do paciente por até 24 horas, conforme a classificação de risco. Após esse período, se necessário, o paciente é transferido para tratamento definitivo em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192), direcionado a um hospital.
A unidade oferece diversos serviços, incluindo consultórios de pediatria e clínica médica, laboratório para exames, sala de raio-x, eletrocardiograma, procedimentos como engessamento e sutura, administração de medicação e nebulização. Além disso, há leitos de observação destinados a adultos e crianças, e uma sala adicional equipada com leitos para pacientes em estado grave. Enfermeiros desempenham um papel crucial na aplicação da “classificação de risco”, que determina a urgência do atendimento a cada paciente.
A unidade conta com consultórios especializados em pediatria e clínica médica, laboratório para exames variados, sala de raios-x e de estabilização. Há também espaços dedicados à inalação, administração de medicamentos, leitos de observação para adultos e crianças, e uma sala designada como “vermelha”, equipada com leitos para a estabilização de pacientes em estado grave.