outubro 24, 2024
24/10/2024

Novo esquema de vacinação em São Gonçalo para reforço da Bivalente

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Novo esquema de vacinação em São Gonçalo para reforço da Bivalente

Em sintonia com as recentes diretrizes do Ministério da Saúde, São Gonçalo expande o escopo de elegibilidade para a dose de reforço da vacina bivalente contra o coronavírus, abrangendo agora os gonçalenses com mais de 60 anos e os imunossuprimidos com mais de 12 anos, cujo lapso temporal desde a primeira aplicação excede seis meses.

As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento estendido às clínicas Gonçalense do Mutondo e Dr. Zerbini, localizadas no Arsenal, que estarão aplicando doses das 8h às 12h aos sábados.

A primeira aplicação da vacina bivalente, destinada a indivíduos maiores de 18 anos, agora contempla também imunossuprimidos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, desde que tenham mais de 12 anos. Os demais grupos devem seguir as orientações do esquema de vacinação correspondente.

A mudança para a aplicação do reforço da vacina bivalente para grupos prioritários segue a recomendação do Ministério da Saúde, estabelecendo um intervalo mínimo de seis meses para indivíduos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos. A partir deste ano, os demais grupos prioritários serão submetidos a doses anuais.

Dentre os grupos que receberão o reforço anual da vacina contra o coronavírus estão pessoas que residem em instituições de longa permanência (Ilpis), indígenas, profissionais da saúde, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, indivíduos privados de liberdade, adolescentes sob medidas socioeducativas, profissionais do sistema prisional e moradores em situação de rua.

No caso das crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, a vacinação foi integrada ao calendário nacional, com doses sugeridas aos 6, 7 e 9 meses, respectivamente. O intervalo entre as doses é de 4 a 8 semanas.

Para assegurar a imunização, recomenda-se que os gonçalenses cheguem às unidades de saúde com 30 minutos de antecedência ao encerramento, portando identificação pessoal e registros de vacinações anteriores, quando aplicável.

Familiares ou responsáveis por indivíduos acamados podem solicitar a vacinação domiciliar através do e-mail: vacina.acamados.sg@gmail.com, fornecendo informações completas para facilitar o atendimento.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter