O número de mortes causadas pelas inundações no Rio Grande do Sul aumentou para 116 na sexta-feira, 10. Segundo novo balanço divulgado pela Defesa Civil, o estado também registra 756 feridos e ao menos 143 pessoas desaparecidas.
Impacto das Inundações
Mais de 337 mil pessoas estão desalojadas, sendo que 70 mil estão em abrigos públicos, necessitando de itens como colchões, cobertores e roupa de cama e banho. As inundações afetaram pelo menos 437 cidades e mais de 1,9 milhão de pessoas no estado.
O governador Eduardo Leite (PSDB) destacou que esses números podem mudar substancialmente nos próximos dias, à medida que as equipes consigam acessar as áreas afetadas e identificar outras vítimas.
Operação de Resgate e Assistência
Mais de 70 mil vítimas das enchentes já foram resgatadas e mais de 9 mil animais foram salvos em uma grande operação que conta com mais de 27 mil pessoas, 3,4 mil viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.
A concessionária de energia elétrica RGE informou que 184 mil clientes estão sem luz, enquanto a CEEE Equatorial relatou mais de 163 mil clientes sem energia em sua área de atuação. Mais de 385 mil pessoas estão sem água, de um total de 6 milhões de clientes da Corsan no RS. Além disso, há dezenas de municípios sem serviços de telefonia e internet.
Danos na Infraestrutura e na Educação
Os temporais também causaram danos na infraestrutura viária do estado, com pelo menos 73 trechos de rodovias bloqueados. Mais de 270 mil estudantes foram impactados pelas cheias em escolas da Rede Estadual de ensino, com aulas suspensas em diversas regiões.
O governo do Rio Grande do Sul declarou calamidade pública e está mobilizando esforços para atender às necessidades das vítimas e restabelecer os serviços afetados pelas inundações.