A Operação Desmonte, do Governo do Estado, interditou um ferro-velho irregular em Itaboraí, nesta quarta-feira (12/06). Além de o estabelecimento não estar credenciado no Detran, a força-tarefa encontrou no local peças sem procedência, um veículo com suspeita de clonagem, um par de placas de veículo com registro de roubo, e recortes de chassis raspados. O funcionário do ferro-velho foi conduzido à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) , assim como o veículo suspeito, que será periciado.
“Seguindo as determinações do governador Cláudio Castro, já realizamos 16 ações de fiscalização em ferros-velhos, resultando na interdição de 34 estabelecimentos que não possuíam credenciamento junto ao Detran. Mais de 600 toneladas de materiais foram apreendidas e destinadas à reciclagem”, destaca o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.
Criada para combater o comércio irregular de peças e carcaças de veículos, a força-tarefa do Governo do Estado, coordenada pelo Detran.RJ, tem a participação das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria estadual de Fazenda.
Os estabelecimentos que estão em situação irregular podem se credenciar junto ao setor de Desmonte no Detran.RJ. Para se cadastrar, o proprietário do comércio deve acessar o site do Detran, na aba Desmonte, preencher um formulário e entregar os documentos exigidos. Uma vistoria será feita pela equipe técnica do Departamento de Trânsito para verificar se as instalações são adequadas.