Foto: Divulgação/Instituto Jacaré
Estima-se que cerca de 5 mil jacarés vivam atualmente na cidade do Rio de Janeiro, principalmente nos bairros da Barra, Camorim, Curicica, Jacarepaguá e Recreio. Infelizmente, muitos desses animais estão sendo vítimas de caça ilegal, desrespeitando a Lei nº 5.197 de Proteção à Fauna, que proíbe a caça, maus-tratos e comercialização de animais em todo o país.
De acordo com o Instituto Jacaré, no último mês de outubro, seis animais foram encontrados mortos nas lagoas da Barra, Jacarepaguá e Recreio. A caça ilegal tem crescido nos últimos anos, colocando em risco a população desses animais, especialmente durante o período de reprodução.
A venda da carne de jacaré em restaurantes da cidade é uma prática preocupante, pois não há fiscalização adequada, o que pode expor as pessoas a alimentos contaminados. Além disso, filhotes de jacaré são capturados e comercializados como pets, sendo abandonados nas ruas quando crescem.
As denúncias podem ser feitas ao Linha Verde pelo telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp com anonimato garantido. Também pode ser denunciado pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.