dezembro 5, 2025
dezembro 5, 2025
05/12/2025

Prefeitura do Rio declara Arpoador como Área de Especial Interesse Turístico

Prefeitura do Rio cerca o Arpoador com regras urbanísticas para conter avanço da especulação

A região do Arpoador acaba de ser designada como Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) e Área de Especial Interesse Turístico (AEIT) pelo prefeito Eduardo Paes (PSD). O decreto, publicado no Diário Oficial, estabelece um regime urbanístico específico para a área valorizada da Zona Sul carioca, onde o metro quadrado tem alto valor de mercado, podendo chegar a R$ 45 mil em lançamentos imobiliários.

Com a medida, a Prefeitura define critérios para licenciamento de projetos na região e suspende novas licenças para obras não relacionadas ao turismo. O foco é incentivar o turismo, facilitar a instalação de hotéis e controlar o uso do solo entre Copacabana e Ipanema, área estratégica para o desenvolvimento econômico do Rio.

A área delimitada compreende 11 quarteirões à esquerda da Avenida Rainha Elizabeth, desde a Avenida Atlântica até a Vieira Souto, agora parte da AEIU/AEIT.

O antigo terreno do Colégio São Paulo, desocupado após o encerramento das atividades da escola, está avaliado em cerca de R$ 250 milhões. Apesar do interesse de uma rede de restaurantes em transformar o local em um novo hotel, a negociação esbarra na manutenção de uma capela no terreno, o que inviabiliza grandes projetos residenciais ou hoteleiros.

Grandes grupos do setor imobiliário têm sondado o terreno, e recentemente as irmãs proprietárias fecharam acordo com um grupo educacional ligado à Escola Carolina Patrício, visando novas unidades na Zona Sul do Rio.

Foto: Reprodução/Internet

Vinkmag ad