Niterói, na Região Metropolitana fluminense, tornou-se a primeira cidade do Rio de Janeiro a aderir ao Plano Nacional Viver Sem Limite do Governo Federal. A adesão foi oficializada na última sexta-feira (15), com a assinatura do acordo entre o prefeito Rodrigo Neves (PDT) e a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.
A administração local demonstra preocupação com a inclusão e a mobilidade das pessoas com deficiência. Segundo Rodrigo Neves, a cidade investe em reabilitação, inclusão no esporte e na cultura, e foi pioneira na instalação de rampas de acessibilidade nas calçadas.
Com o suporte técnico do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Niterói poderá escolher quais das 95 ações disponíveis no Plano Nacional Viver Sem Limite serão implementadas na cidade, visando atender às demandas das pessoas com deficiência.
O Plano Viver Sem Limite tem como objetivo garantir dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo o país, com investimentos em gestão inclusiva, enfrentamento à violência, acessibilidade, tecnologia assistiva, e promoção dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
A assinatura do acordo contou com a presença da secretária de Direitos Humanos e Inclusão da Prefeitura de Niterói, Claudia Almeida, a coordenadora de Acessibilidade da cidade, Tânia Rodrigues, e representantes de entidades ligadas à pessoa com deficiência.
A Experiência VIP no Camarote Corona durante o Show de Lady Gaga em Copacabana
Foto: divulgação / Internet



