Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, proporcionou um domingo da Independência cheio de livros, reflexões e histórias no 3º dia de FLIM, a Festa Literária Internacional de Maricá.
A escola mirim Mangueira do Amanhã “acordou” com a bateria nas tendas que receberam, ao longo do dia, nomes como MV Bill, Aline Midlej e Octavio Guedes debateram atualidades, periferias e a relação entre jornalismo e literatura. Para encerrar, mais música com Leoni numa das mesas e também no show do palco principal.
Aline Midlej abriu a mesa “Entre Fatos e Leituras” mencionando que a literatura permite uma profundidade que o dia a dia da redação não permite. Octavio Guedes comparou o jornalismo e a literatura, destacando a importância de ambos serem relevantes e interessantes para todos, não apenas para uma bolha.
Autores periféricos como MV Bill e Wesley Barbosa compartilharam como a literatura e o rap influenciaram suas vidas e suas escritas, ampliando horizontes e dando voz a realidades muitas vezes silenciadas.
A FLIM contou com atrações como a escola de samba mirim Mangueira do Amanhã, debates na tenda FLIM Jovem e a peça teatral “Ai de mim – Um experimento sobre o amor!”.
Na programação seguinte, destaque para atividades como pintura facial, bibliomala, rodas de conversa e mesas sobre inovação, empreendedorismo e o futuro da leitura.



