Neste sábado (13), a Prefeitura de Niterói anunciou a liberação de duas das três faixas da Avenida Prefeito Sílvio Picanço em Charitas, sentido Zona Sul. As pistas estavam fechadas para a execução do segundo trecho da macrodrenagem da bacia hidrográfica da região.
A medida representa um avanço importante no cronograma da intervenção, que tem como objetivo eliminar os alagamentos recorrentes entre o restaurante Chalé e a Praça do Rádio Amador.
A obra de macrodrenagem amplia a capacidade de escoamento das águas da chuva ao substituir o sistema antigo de galerias por estruturas maiores. Além disso, exige o remanejamento das redes de esgoto, gás e água em parceria com concessionárias para garantir a eficiência do sistema.
A intervenção faz parte do plano de requalificação urbana e mobilidade da Zona Sul, que já concluiu as obras da Bacia B em 2024, eliminando os alagamentos no trecho entre o túnel Charitas-Cafubá e o restaurante Verdana.
Investimento total na Bacia A é de R$ 13,4 milhões, somando-se aos R$ 7,1 milhões aplicados anteriormente na Bacia B, direcionando o deságue das águas pluviais à Baía de Guanabara e reduzindo o risco de alagamentos.
Foto: Divulgação / Internet



