Representantes da Secretaria de Estado das Cidades do Rio se reuniram com o antropólogo colombiano Santiago Uribe Rocha, especialista em resiliência urbana, inovação social e desenvolvimento territorial. O encontro visava compartilhar experiências entre as realidades vividas por Medellín e a capital fluminense.
Anteriormente conhecida como uma das cidades mais violentas do mundo devido ao tráfico liderado por Pablo Escobar, Medellín se tornou referência em urbanismo social. Com a coordenação de Santiago Uribe, a cidade colombiana passou por projetos de reconstrução urbana e resiliência.
Santiago destacou o potencial do Rio de Janeiro em seguir o exemplo de Medellín, integrando participação social, segurança e urbanismo. Ele enfatizou a importância da continuidade das políticas públicas e do engajamento das comunidades para alcançar mudanças significativas.
O secretário Estadual das Cidades, Douglas Ruas, ressaltou a transformação de Medellín e a relevância de aprender com a experiência colombiana para fortalecer as políticas públicas no Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação / Internet



