O Instituto de Direito Coletivo – IDC divulgou o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025 nesta terça-feira (7). Municípios como Rio de Janeiro, Volta Redonda e Macaé têm avançado em transparência e governança, enquanto Campos e Araruama evidenciam retrocessos. O índice avaliou 13 municípios da região fluminense.
O estudo, realizado em parceria com a Transparência Internacional – Brasil, analisa políticas públicas, legislações, transparência, dados abertos, participação social e combate à corrupção. Serve como referência para sociedade, imprensa e órgãos de controle acompanharem a gestão pública.
A maioria das prefeituras apresentou avanços, com oito alcançando níveis ótimo e bom de transparência. Destaque para Rio de Janeiro e Petrópolis, com as melhores notas, e Araruama e Campos nas últimas colocações.
A nota média dos municípios foi de 63,5 pontos, considerada boa. Os resultados completos estão disponíveis no site oficial do ITGP.
Neste ano, o ITGP está sendo implementado em duas frentes, avaliando ações do Poder Executivo nos Estados e no nível municipal.
Os resultados completos estão disponíveis na página oficial do ITGP: https://transparenciainternacional.org.br/itgp/municipal/
Foto: Divulgação / Internet



