dezembro 5, 2025
dezembro 5, 2025
05/12/2025

Nova norma sobre acondicionamento de resíduos em prédios multifamiliares entra em vigor em Niterói

Nova norma para coleta de resíduos em condomínios começa a valer em Niterói – Prefeitura Municipal de Niterói

A partir desta segunda-feira (06), os condomínios de Niterói devem obedecer às novas regras de acondicionamento de resíduos para coleta residencial. A Lei 3.987/2025, que modificou o Código de Limpeza Urbana do Município, estabeleceu um prazo de seis meses para que os condomínios se ajustem às novas exigências.

Os resíduos precisam ser colocados em recipientes plásticos com tampa e duas rodas, de 120 ou 240 litros, e devem ser dispostos em sacos plásticos pretos de 100 litros, evitando o contato direto com os recipientes.

Desde maio, as equipes de Sustentabilidade da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) têm realizado ações de conscientização nos bairros, orientando moradores e síndicos sobre as mudanças necessárias para se adequarem à nova legislação.

Acílio Borges, presidente da Clin, destacou a eficiência dos contêineres na colocação dos resíduos, que evitam que animais espalhem o lixo pelas ruas, contribuindo para uma cidade mais limpa e valorizada.

O descarte inadequado no chão torna os resíduos vulneráveis a ações prejudiciais, como ação de animais e vetores de doenças. A utilização dos contêineres reduz a poluição visual, mau cheiro e evita problemas de saúde pública. Os moradores também são orientados a respeitar os horários de coleta em suas regiões.

Síndicos como Manuel Pestana já observaram melhorias significativas desde a adoção dos contêineres, destacando a redução da sujeira nas calçadas e a organização na coleta de lixo.

Profissionais da Clin, como Priscila Santos, estão empenhados em promover a conscientização ambiental nos condomínios, visando aprimorar o descarte de resíduos e contribuir para a saúde pública e a organização da cidade.

 

Foto: Divulgação / Internet

Vinkmag ad