O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), exigiu nesta quarta-feira (29) que o governo do Rio de Janeiro forneça detalhes sobre a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em mais de 100 mortes. Uma audiência com o governador Cláudio Castro e autoridades de segurança pública do estado foi marcada para segunda-feira (3/11) no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Moraes quer saber se as ordens do STF foram cumpridas, cobrando do governador dados sobre agentes envolvidos, número de vítimas, medidas contra abusos de autoridade, assistência às vítimas, comunicação ao Ministério Público e uso de câmeras corporais.
A ação atende a solicitações do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) e inclui reuniões com autoridades estaduais, como o presidente do TJ-RJ, o Procurador-Geral de Justiça e o Defensor Público-Geral do Estado.
O PSB pediu uma investigação federal para apurar o suposto descumprimento de decisões do STF pelo governo do Rio no contexto da operação. O partido argumenta que a Polícia Militar teria perdido parte das imagens das câmeras corporais, o que levanta suspeitas sobre o cumprimento das ordens.
Foto: Divulgação / Internet



