A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal, realizou o primeiro evento de adoção responsável de 2026, neste sábado (10/1), na Praça Orlando de Barros Pimentel, Região Central da cidade. A ação marcou a 16ª campanha promovida pelo setor de adoção e reuniu moradores interessados em oferecer um novo lar a cães resgatados.
Coordenadora do setor de Adoção, Ângela Vieira destacou a relevância da iniciativa e do compromisso assumido por quem decide adotar. “ A adoção responsável é fundamental, assim como a castração, que já está incluída no programa. A pessoa sai daqui com o animal adotado e, logo em seguida, tem direito à castração, em parceria com a prefeitura”, explicou.
“Adotar é assumir uma vida. É dar carinho, amor e cuidado. A gente pede que as pessoas tenham essa consciência e participem sempre das campanhas, que acontecem uma ou duas vezes por mês”, completou.
Morador de Cordeirinho, Marcelo de Caires elogiou a iniciativa e ressaltou a importância de ações como essa. “Essas campanhas em Maricá são muito importantes. Muitas cidades deveriam seguir esse exemplo. É um passo essencial para um dia acabar com o abandono de animais”, afirmou.
O evento também contou com a participação de protetores independentes que atuam no resgate e cuidado dos animais. Ana Paula da Rocha, moradora de Ubatuba, explicou que trabalha com lar temporário. “Eu e minha amiga resgatamos os cães, cuidamos, vermifugamos, vacinamos e trazemos para a feirinha para que eles tenham uma vida digna. O objetivo é tirar da rua e dar uma nova chance”, disse.
Ela reforçou ainda a responsabilidade após a adoção. “Quem adota precisa cuidar, manter as vacinas em dia, garantir a segurança e, principalmente, dar muito carinho e amor. É isso que eles nos devolvem”, concluiu.
As campanhas de adoção promovidas pela Prefeitura de Maricá acontecem regularmente e têm como objetivo incentivar a adoção responsável, reduzir o abandono e garantir mais qualidade de vida aos animais.
Foto: Divulgação/Secom/PMM



