fevereiro 9, 2026
fevereiro 9, 2026
09/02/2026

Gonçalense assume cargo de coordenador-geral no Ministério da Gestão e Inovação

O gonçalense Claudionei Abreu assumiu, em janeiro deste ano, o cargo de Coordenador-Geral de Cooperação em Gestão no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A função integra a estrutura responsável pela articulação de políticas públicas entre a União, estados, Distrito Federal e municípios.

Natural de São Gonçalo, Claudionei possui trajetória nas áreas de gestão pública e articulação institucional. O jovem foi aprovado em concurso público federal em 2025. A nomeação amplia a presença do município em espaços de formulação e coordenação de políticas no governo federal.

A Coordenação-Geral de Cooperação em Gestão integra a Assessoria Especial de Cooperação Federativa (AECF) do MGI, área voltada à coordenação de iniciativas de cooperação federativa. O trabalho tem como foco apoiar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública, na modernização administrativa e na ampliação da transformação digital, a partir de diagnósticos territoriais e diálogo com os entes subnacionais.Entre as atribuições do cargo estão a coordenação de acordos de cooperação, o acompanhamento da implementação de soluções de gestão e governo digital, a articulação com governos estaduais e municipais e a produção de subsídios técnicos para a tomada de decisão no ministério. As ações alcançam áreas como digitalização de serviços públicos, gestão administrativa, compras públicas e fortalecimento institucional.

Antes de assumir a nova função, Claudionei atuou no Ministério do Planejamento e Orçamento, além de ter experiência na Câmara Municipal de São Gonçalo e na Escola de Governo e Gestão de Niterói. Atualmente, é mestrando em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A nomeação contribui para ampliar a diversidade territorial na administração pública federal e reforça a participação de municípios da Região Metropolitana Leste Fluminense em espaços de coordenação de políticas públicas nacionais.

Foto: Ascom/PSB São Gonçalo
Vinkmag ad