outubro 22, 2024
22/10/2024

Morre Rita Lee: adeus à rainha do rock brasileiro

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter

Por Patrick Guimarães

“Um belo dia resolvi mudar, e fazer tudo o que eu queria fazer”. A frase inicial da música “Agora só falta você” expressa bem a vida de Rita Lee, assim como o título da canção, que reflete a dor de milhões de fãs da rainha do rock espalhados pelo mundo. A cantora faleceu no fim da noite da última segunda-feira (9/05), aos 75 anos, depois de travar longa batalha contra um câncer de pulmão.

Não é exagero estender a arte de Rita Lee a todo globo terrestre. Ela, de fato, mudou, fez tudo o que queria fazer e nunca mais a música brasileira foi a mesma. Nos palcos, Rita Lee tinha uma presença indiscutível. Chamava a atenção de quem fosse. Atitude, disposição, busca pela igualdade e por respeito às mulheres, além da criatividade inesgotável, fizeram de Rita única no cenário cultural.

Assim como suas performances nos palcos, sua voz incomparável, recheada de caras e bocas em sintonia com suas expressões corporais, as canções de Rita Lee marcaram várias gerações. Ela integra o seleto hall dos artistas que conseguiram manter seus trabalhos em evidência durante décadas.

Rita Lee foi uma verdadeira padroeira da liberdade na música brasileira. Integrante dos Mutantes e com uma carreira solo de sucesso, ela foi uma das mais importantes figuras da revolução do rock tropicalista, unindo a psicodelia aos ritmos locais. Ao longo de sua trajetória, a artista lançou 40 álbuns, sendo seis com os Mutantes e 34 em carreira solo.

A cantora também se destacou como escritora e teve uma série de livros publicados, incluindo sua autobiografia: “Rita Lee: uma autobiografia”. Mesmo lutando contra o câncer, ela nos presenteou com seu último single, “Changes”, em parceria com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto. A música é um tributo à mudança constante que a vida nos impõe.

Com sua partida, a música brasileira perde uma de suas maiores representantes, mas o legado de Rita Lee permanecerá vivo e sendo exemplo para as próximas gerações. A família de Rita Lee divulgou um comunicado emocionante nas redes sociais dela:

“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, diz a nota.

A artista, referência de criatividade e independência feminina durante quase 60 anos de carreira, está sendo velada nesta quarta-feira (10/05), entre 10h e 17h, no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter