outubro 22, 2024
22/10/2024

Presidente Lula critica educação básica e fala em ‘fracasso’

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter

Durante o lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, nesta segunda-feira (12/06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a falta de investimentos na educação básica. Segundo ele, mais da metade das crianças terminaram o 2º ano do ensino fundamental sem conseguir ler e escrever em 2021.

Lula ressaltou que o atraso na alfabetização é resultado de uma série de fatores, como a falta de investimentos na educação, a falta de alimentação escolar de qualidade e a falta de soluções emergenciais durante a pandemia.

Apesar de o Brasil ter uma rede de educação pública em todo o território nacional, Lula destacou que o país sofreu retrocessos vergonhosos na área da educação. Ele afirmou que a cooperação entre a União, estados e municípios é fundamental para garantir o acesso à educação de qualidade.

O presidente concluiu dizendo que a alfabetização é algo simples e visível para todos, mas que o Brasil viveu um período obscuro em que os entes federados não conversavam entre si. É hora de mudar esse cenário e investir na formação de crianças e jovens para um futuro melhor.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter