Por Patrick Guimarães
Um novo período eleitoral está chegando, mas o município de São Gonçalo continua parado no tempo. Sem ações inovadoras ou incentivos para geração de emprego e renda, a cidade ainda abriga as mesmas características de sempre. Quando chove forte é desespero total, funcionalismo público desfavorecido, falta de transparência administrativa, ausência de investimento em obras estruturais e na redução dos índices de criminalidade são alguns fatores que ainda colocam a cidade como a pior cidade para se viver ou investir em toda região Sudeste (Rio, São Paulo e Minas Gerais) e a quinta pior do país.
Sem promover transparência em contratos e licitações, programas sociais, culturais e esportivos, o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson Ruas (PL) também não valoriza a imprensa e tem dificuldades para lidar com as críticas.
Tidos como personas non gratas (não bem-vindas) devido a constantes questionamentos feitos ao governo, de forma profissional e ética, alguns canais de comunicação têm sido ignorados pela gestão municipal. Simplesmente não respondem e muito menos dão satisfação à população em diversos casos.
Apesar do orçamento bilionário, nunca antes gerido por um prefeito da cidade, São Gonçalo não sai do lugar e ainda é alimentada por promessas que nunca são cumpridas.
Saiba mais: https://jornalocontexto.com.br/ranking-de-poluicao-sao-goncalo-e-a-4a-pior-em-tratamento-de-esgoto-no-pais/
Segurança pública – Dois anos e meio após assumir a prefeitura, Capitão Nelson está longe de conseguir consolidar uma de suas principais promessas de campanha: acabar com as barricadas.
Durante o pleito eleitoral, em 2020, o capitão chegou a utilizar palavras de baixo calão e disse em um vídeo: “vamos retirar a porra toda”.
Ocorrências de assaltos explodiram novamente na cidade. Diariamente, vários registros são encontrados em todos os bairros.
Saiba mais: https://jornalocontexto.com.br/assaltos-em-sao-goncalo-e-dia-e-noite-noite-e-dia/
Uma pesquisa feita com moradores da cidade divulgada pelo Instituto Realtime Big Data, no início deste mês, mostrou que 48% dos entrevistados enxergam a segurança pública na gestão de Capitão Nelson como péssima.
Apesar de a segurança pública ser função do governo do estado, boa parte da população acabou caindo no “canto da sereia” sobre essa e outras promessas.
Educação – Mesmo com dinheiro em caixa, diversas denúncias sobre irregularidades na rede municipal de ensino têm marcado o governo de Capitão Nelson. Os contratos milionários não estão sendo suficientes para garantir a qualidade do ensino para as crianças gonçalenses. Mesmo com uma compra de materiais e uniformes escolares, que somam mais de R$ 30 milhões, os estudantes tiveram que esperar quase três meses após o início do ano letivo para receber os itens. Há unidades nas quais alunos têm somente duas horas de aulas diárias.
Recentemente, uma larva foi filmada se mexendo na colher de um aluno, em pleno refeitório de uma escola municipal. Veja o vídeo no link https://jornalocontexto.com.br/video-prefeitura-de-sao-goncalo-serve-merenda-com-larva-e-suposta-resposta-do-governo-afirma-ser-alho-cozido/