A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, inaugurou neste sábado (30/05) a quinta edição do festival Maricá em Dança, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no centro da cidade. O evento conta com um total de 32 apresentações, realizadas até o domingo, incluindo participações de escolas, grupos, companhias e artistas de Maricá e outros municípios.
A cerimônia de abertura incluiu uma homenagem ao compositor paraense Waldemar Henrique, que completará 120 anos em 2025. O Trio Oré, proveniente do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentou o espetáculo “Tudo Isto é Teu: Uma Celebração de Waldemar Henrique”. Na mesma noite, houve ainda um tributo especial à bailarina Márcia Leite, pioneira da dança na região, reconhecendo sua trajetória e contribuição para o desenvolvimento artístico local.
Segundo o secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, o festival visa promover a união das escolas de dança da cidade num palco comum, atingindo mais de três mil famílias. Ele ressaltou que a iniciativa busca valorizar o setor artístico, destacando também a homenagem à bailarina Márcia Leite, que recebeu a Medalha Darcy Ribeiro pelo trabalho ao longo de sua carreira.
A homenageada, Márcia Leite, compartilhou suas emoções ao receber o reconhecimento. Ela destacou a dedicação diária à dança e a sensação de impacto que seu trabalho tem nas pessoas. Sua reflexão enfatizou o significado do prêmio como uma validação de seu esforço e comprometimento com a arte.
Numerosos espectadores, incluindo turistas, participaram do evento. Uma delas, a turista Márcia Lúcia, de Manaus, elogiou a organização e a importância do festival para incentivar a valorização cultural, destacando a qualidade da programação.
A programação de Maricá em Dança prossegue no domingo (31/05), com apresentações às 18h na mesma praça. A edição de encerramento promete atividades de dança seguidas de um baile aberto ao público, que será conduzido pela DJ Márcia Cardoso.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



