Na madrugada deste sábado, moradores do Rio de Janeiro e de outras regiões brasileiras foram surpreendidos por uma mensagem de alerta enviada por celular, reportando um aviso de risco extremo relacionado a “misantropia”. Representantes da Defesa Civil informaram que não tiveram participação na emissão dessas notificações, que apresentaram erros de escrita, levando a suspeitas de um potencial ataque cibernético.
Segundo a Defesa Civil Nacional, o sistema responsável pelo envio de mensagens foi desativado por volta de 1h30, após detectar uma ameaça de invasão hacker. O órgão destacou que a plataforma permanecerá fora do ar até garantir a plena segurança do ambiente digital. Ainda não há informações sobre possíveis responsáveis pelo incidente. O caso será encaminhado às autoridades federais para investigação. Atualmente, todas as operações do sistema de alertas estão suspensas até a conclusão dos procedimentos de segurança.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.


