junho 23, 2026
junho 23, 2026
23/06/2026

Motoristas de ônibus do Rio anunciam greve por melhorias salariais e condições de trabalho

Os motoristas de ônibus do Rio de Janeiro anunciaram que irão iniciar uma greve a partir da próxima segunda-feira, dia 29. A decisão foi comunicada pelo Sindicato dos Rodoviários, que destacou a ausência de avanços nas negociações trabalhistas após a rejeição da proposta apresentada pelas empresas de transporte.

De acordo com o sindicato, o Rio Ônibus não voltou a estabelecer contato para retomar as discussões após a declaração de estado de greve, feita em 11 de junho. Essa medida foi adotada pelos trabalhadores logo após a rejeição do acordo patronal durante as negociações salariais daquele período.

A proposta apresentada pelas empresas previa um reajuste salarial de 4,39%, índice equivalente à inflação acumulada nos doze meses até abril. Caso implementada, essa atualização resultaria em um aumento de R$ 150,15 para os motoristas de ônibus convencionais e de R$ 180,17 para os condutores de veículos articulados. Além disso, o pacote de propostas incluía um incremento de R$ 29 no auxílio-alimentação.

Segundo Sebastião José, presidente do sindicato, a categoria reivindica melhorias nas condições de trabalho e uma maior valorização profissional. Entre as principais demandas estão salários de R$ 5 mil para os motoristas de ônibus articulados e de R$ 4 mil para os demais operadores, além de um auxílio-alimentação de R$ 1.000.

Outras reivindicações incluem o fim dos contratos temporários, a contratação de profissionais do BRT sob regime da CLT, adoção de uma jornada de trabalho 5×2, manutenção do passe livre, indenizações pelo intervalo de almoço e a oferta de planos de saúde e odontológico para os trabalhadores.

A expectativa é de que, se não houver um acordo nos próximos dias, a paralisação possa afetar o transporte de passageiros na cidade do Rio de Janeiro.


Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.

Vinkmag ad