Niterói foi selecionada para sediar, em maio de 2027, a reunião anual das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), um dos principais fóruns internacionais de cooperação entre gestores municipais, que reúne líderes de mais de 140 países. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral da organização, realizada em Tânger, Marrocos. A escolha ocorreu após diálogo entre representantes latino-americanos, mediado pelo prefeito Rodrigo Neves, que contou com a participação de gestores do Brasil, México, Argentina, Uruguai e Equador.
A candidatura de Niterói foi apresentada pelo próprio prefeito, que também preside a rede Mercocidades, a principal articulação de governos locais da América do Sul. A realização do evento na cidade reafirma a posição de Niterói como espaço de destaque em temas como democracia, inovação e sustentabilidade no cenário internacional.
Rodrigo Neves destacou a importância da cooperação global e do protagonismo das cidades na resolução de desafios globais. Segundo ele, as cidades desempenham papel fundamental na gestão de crises e na busca por soluções que promovam maior democracia e melhor qualidade de vida. A intenção é ampliar o diálogo internacional e trocar experiências bem-sucedidas no campo da gestão pública.
A reunião da CGLU acontecerá durante a 26ª edição da Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), cujo tema será “Democracia em Rede: Inovação Digital para a Participação Cidadã e a Melhoria dos Serviços Públicos”. O evento abordará temas como inteligência artificial, governança digital, cidades conectadas, serviços públicos no século XXI, além dos desafios que as mudanças climáticas e as inovações tecnológicas representam para a democracia.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



