Na próxima sexta-feira, 26 de junho, a Prefeitura de Maricá promoverá uma ação especial voltada à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O atendimento será realizado a partir das 9h na Casa do Autista, situada em Itapeba.
A iniciativa, liderada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, faz parte de ações para promover a cidadania e a inclusão de indivíduos neurodivergentes. Esta mobilização também coincide com o mês de celebração pelo Dia do Orgulho Autista, comemorado em junho.
Durante o mutirão, equipes qualificadas estarão responsáveis pela coleta de dados e emissão do documento, que utiliza o CPF como o número único de identificação em todo o país. A proposta visa simplificar o acesso ao serviço e garantir um atendimento mais humanizado às famílias, atendendo às necessidades específicas de pessoas com TEA.
Para proporcionar maior conforto aos participantes, a ação será realizada em um espaço preparado especialmente para esse público, com redução de estímulos sensoriais que possam causar desconforto. Segundo Tatiana Castor, secretária da Pasta responsável, a iniciativa tem como objetivo tornar o processo de emissão de documentos mais acessível e respeitoso às particularidades dessas pessoas.
“Nosso foco é oferecer uma experiência acolhedora, sem estresse ou desconforto, fortalecendo a inclusão e aproximando os serviços públicos das famílias,” afirmou Castor.
A Carteira de Identidade Nacional substitui gradualmente o modelo anterior do RG e padroniza informações em todo o território nacional, facilitando o acesso a diversos serviços públicos e direitos essenciais.
O evento acontecerá na manhã de sexta-feira, na Casa do Autista, em Itapeba, Maricá, a partir das 9h.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



