junho 25, 2026
junho 25, 2026
25/06/2026

Governo do RJ exonera mais de 4 mil servidores e estima economia de R$ 230 milhões

Desde o dia 24 de março de 2026, o governo do Rio de Janeiro realizou mais de 4 mil exonerações de servidores comissionados, atingindo um total de 4.033 desligamentos até o final de junho de 2026. Essa ação faz parte de um esforço do Executivo estadual para otimizar recursos públicos e reestruturar a administração pública.

As demissões são resultado de procedimentos que visam a redução de despesas públicas. Estima-se que essas medidas possam gerar uma economia superior a R$ 230 milhões até o encerramento de 2026. As exonerações continuam sendo realizadas enquanto os trabalhos de auditoria nas secretarias estaduais e entidades da administração indireta, incluindo empresas estatais, avançam.

As auditorias, conduzidas pela Secretaria de Estado da Casa Civil, têm como foco avaliar a gestão financeira de 2025 e 2026. O objetivo é identificar riscos administrativos, fortalecer os mecanismos de controle e melhorar a eficiência nos gastos do governo. Essas análises contam com o suporte técnico de equipes compostas por servidores cedidos pelos tribunais de contas estaduais e municipais, além de possíveis colaboradores de outros órgãos públicos. A previsão de conclusão é de 120 dias, podendo ser prorrogada mediante justificativa técnica.

Em paralelo às auditorias, a Casa Civil promoveu uma reestruturação administrativa. A secretaria extinguiu três subsecretarias e reduziu significativamente seu quadro de servidores. Antes das mudanças, o órgão contava com aproximadamente 1.692 servidores comissionados; após as exonerações e transferências, esse número foi reduzido em mais de 800, representando uma diminuição de 60,4% no efetivo. Entre as áreas extintas estão as subsecretarias de Gestão de Pessoas, Projetos Estratégicos e Pacto RJ, Controle de Divisas, responsáveis pela Operação Foco, Políticas Inclusivas, Gestão Portuária e Atividades Navais.

Além das reduções de pessoal, o governo também promoveu cortes de despesas com combustíveis utilizados em deslocamentos de gestores do primeiro escalão. Em março de 2026, os gastos com abastecimento de veículos oficiais eram de cerca de R$ 93 mil, número que caiu para aproximadamente R$ 49 mil em junho, refletindo uma redução de 47%.

Atualmente, as ações do governo incluem o avanço de auditorias em curso, com a expectativa de futuros desligamentos e ajustes administrativos, conforme os trabalhos de fiscalização forem concluídos.


Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.

Vinkmag ad