As inscrições para o III Seminário de Patrimônio Histórico e Cultural Católico estão abertas e o evento está planejado para ocorrer de 27 a 31 de julho de 2026, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Rio de Janeiro. O encontro reunirá representantes da Igreja, do setor público, universidades, museus e outras instituições culturais.
Durante a semana, a programação incluirá conferências, painéis, visitas guiadas, debates institucionais e atividades culturais, com o objetivo de promover discussões sobre memória, fé, arte, urbanidade e a preservação do patrimônio histórico católico na capital fluminense.
A iniciativa é promovida pela Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese, que enfatiza a relevância de valorizar esse patrimônio, considerado parte fundamental da história e do desenvolvimento do Rio de Janeiro e do Brasil. Segundo uma integrante do grupo, Daysi Ketzer, o seminário visa promover uma reflexão conjunta entre igreja, sociedade, autoridades e gestores públicos, buscando estratégias responsáveis para a conservação de igrejas, acervos, arquivos, imagens e espaços religiosos.
Daysi ressaltou ainda a importância de uma semana dedicada à discussão de soluções para a proteção do patrimônio, defendendo que esse legado representa uma herança cultural e social que deve ser preservada por todas as gerações. Com foco na responsabilidade coletiva, o evento pretende fomentar ideias sustentáveis para a conservação dos tesouros históricos católicos na cidade.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



