A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) que a tarifa de energia continuará com a bandeira amarela em vigor durante o mês de julho. Com essa decisão, consumidores residenciais e comerciais seguirão pagando um adicional de aproximadamente R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos.
Desde abril, o sistema de bandeira amarela está ativo, marcando seu terceiro mês consecutivo. A medida reflete a condição climática típica do período, em que a redução das chuvas causa queda nos níveis dos reservatórios das principais hidrelétricas do país, impactando a geração de energia.
A explicação da Aneel ressalta que o sistema de bandeiras tarifárias serve como uma ferramenta de transparência, permitindo que os consumidores compreendam melhor as variações nos custos de energia ao longo do ano. Essa signalização busca incentivar o uso racional da eletricidade, especialmente em momentos de maior demanda ou dificuldade na geração.
Por fim, a agência destacou a importância de práticas de consumo consciente, recomendando aos usuários que adotem medidas de economia para evitar o pagamento de encargos adicionais nos próximos meses.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



