A cidade de São Gonçalo realiza neste final de semana a XI Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. O encontro, iniciado na manhã de sábado, ocorre até domingo, no Sest/Senat em Tribobó, com o objetivo de propor novas diretrizes para as políticas públicas de saúde no município. A participação da sociedade civil é aberta tanto na abertura quanto na plenária final, marcada para as 8h às 14h de domingo.
Reunindo representantes de diversas áreas, incluindo profissionais de saúde, gestores e prestadores de serviços, o evento aborda o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”. A iniciativa busca debater os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Gonçalo, promovendo um espaço de diálogo e proposições voltadas ao aprimoramento dos serviços públicos de saúde. A abertura contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Gabriel Mello, que destacou a importância do contato direto com a população para identificar necessidades e aprimorar o atendimento.
Mello ressaltou que sua atuação diária nas unidades de saúde permite conhecer de perto as demandas da comunidade, além de enfatizar o papel do prefeito Capitão Nelson na transformação da saúde local, com foco em humanização, qualidade e dignidade no atendimento. A vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pollyana Sally, representando a presidência da entidade, reforçou a relevância da conferência como momento de ouvir a população e de fortalecer o planejamento de ações públicas.
Pollyana destacou ainda que o evento evidencia o compromisso da gestão municipal com o SUS, demonstrando abertura ao diálogo e interesse em desenvolver propostas que possam gerar impactos positivos no sistema de saúde local. Ela espera que as discussões resultem em propostas concretas para melhorias no município e contribuam para a formulação de políticas públicas em âmbito estadual e federal.
A programação do evento inclui a formação de quatro grupos de trabalho que abordarão temas essenciais, como a democracia na saúde, o financiamento do SUS, os desafios frente às mudanças ambientais e modelos de gestão e atenção à saúde. As produções dos grupos serão apresentadas em plenário, votadas e registradas para serem encaminhadas às conferências de saúde estadual e nacional. Os resultados poderão influenciar a formulação de futuras políticas públicas na área de saúde.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



