Na manhã deste domingo, guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental apreenderam um balão de aproximadamente cinco metros na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro. O balão, que caiu desacendido sobre uma árvore, foi recolhido pelos agentes após acionamento do Centro de Operações Rio (COR-RIO). A ação visa ao descarte adequado do material.
Este episódio marca o segundo incidente de queda de balões registrado pela Guarda Municipal do Rio neste ano. Em março, uma outra ocorrência envolveu a apreensão de um balão de cerca de dez metros, encontrado em uma pista de fluxo intenso no bairro do Flamengo, na Zona Sul. Nesse caso, o balão foi recolhido por uma equipe da UOP-COPACABANA e posteriormente descartado.
A Guarda Municipal reforça que liberar balões é considerado infração sob a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). A legislação proíbe a fabricação, venda, transporte ou soltura desse tipo de artefato devido aos riscos ambientais e à segurança pública associados à prática. A atuação aponta para medidas de fiscalização e prevenção frente a esses incidentes.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



