dezembro 5, 2025
dezembro 5, 2025
05/12/2025

Polícia Federal cumpre mandados em Niterói e investiga militares ligados a Jair Bolsonaro por venda ilegal de presentes

A Polícia Federal está realizando uma operação nesta sexta-feira (11), cumprindo quatro mandados de busca e apreensão em diferentes cidades do país, incluindo Niterói. Os alvos das buscas são militares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, acusados de vender ilegalmente presentes recebidos pelo governo de autoridades estrangeiras.

Segundo informações da TV Globo e da GloboNews, os alvos da operação são: o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel do Exército Mauro Barbosa Cid; seu pai, o general do Exército Mauro César Lourena Cid; o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e tenente do Exército Osmar Crivelatti; e o advogado Frederick Wassef, que já defendeu Bolsonaro e sua família em processos judiciais.

A operação, chamada de Lucas 12:2, tem como objetivo esclarecer a atuação de uma associação criminosa envolvida nos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Além de Niterói, estão sendo cumpridos mandados em Brasília e em São Paulo.

De acordo com as investigações, os suspeitos utilizaram a estrutura do Estado brasileiro para desviar bens de alto valor patrimonial, que foram entregues por autoridades estrangeiras em missões oficiais a representantes do governo brasileiro. Esses itens foram vendidos no exterior e os valores obtidos foram convertidos em dinheiro em espécie, que ingressaram no patrimônio pessoal dos investigados através de pessoas intermediárias, sem utilizar o sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores. Os crimes de peculato e lavagem de dinheiro são configurados nesses fatos investigados.

Essa ação faz parte de um inquérito policial que investiga as chamadas “milícias digitais”, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes.

A operação recebeu o nome de Lucas 12:2 em referência ao versículo bíblico que diz: “Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido”.

Vinkmag ad