julho 24, 2024
24/07/2024

Acidente de helicóptero mata Ebrahim Raisi, presidente do Irã

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Acidente de helicóptero mata Ebrahim Raisi, presidente do Irã

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, faleceu em um acidente de helicóptero ocorrido em uma região montanhosa entre o Azerbaijão e o Irã no domingo, 19. Junto com ele, também perderam a vida o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, o governador provincial e o principal imã da região.

Carreira e liderança de Raisi

Ebrahim Raisi foi presidente do Irã desde 2021, aos 63 anos. Conhecido por sua linha-dura política, Raisi era visto como um possível sucessor do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei. Ele foi sancionado pelos EUA por seu envolvimento em execuções em massa de prisioneiros políticos em 1988.

Durante seu mandato, o Irã intensificou o enriquecimento de urânio com propósitos militares e restringiu inspeções internacionais. Raisi também apoiou a Rússia fornecendo suporte militar em seu conflito com a Ucrânia e armou diversos grupos hostis a Israel no Oriente Médio.

Reações e continuidade administrativa

Mohammad Mokhber, o primeiro vice-presidente, assumirá o cargo até novas eleições serem realizadas em até 50 dias. O governo iraniano afirmou que a morte de Raisi não provocará perturbações na administração do país.

Raisi era um adversário firme de Israel, apoiando o Hamas. Recentemente, o Irã lançou um ataque a Israel com 350 drones e mísseis.

Detalhes da vida de Raisi:

  • Data de nascimento: Novembro de 1960, Mashad
  • Carreira: Procurador-geral em várias regiões do Irã
  • Cargos importantes: Chefe adjunto da Autoridade Judicial, líder da Fundação Astan Quds Razavi
  • Família: Casado com Jamileh Alamolhoda, com duas filhas

#EbrahimRaisi #PresidenteDoIrã #AcidenteDeHelicóptero

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter