julho 15, 2024
15/07/2024

Alerta ambiental: descarte incorreto de resíduos sólidos ameaça redes de esgoto do Rio de Janeiro

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter

Restos retirados da rede de esgoto 2 _ Foto: Ascom/Águas do Rio

 

No Rio de Janeiro, o descarte impróprio de resíduos sólidos, incluindo cabelos, está causando sérios problemas nas redes de esgoto operadas pela Águas do Rio. Mensalmente, aproximadamente 155 toneladas de lixo acabam obstruindo as tubulações do Centro e das zonas Norte e Sul da cidade, resultando em mais de 3,5 mil intervenções da concessionária para desobstrução.

Esses materiais, como lenços umedecidos, absorventes, fraldas, panos de chão e até mesmo fios de cabelo, são descartados de maneira inadequada em vasos sanitários e ralos, causando não apenas entupimentos, mas também extravasamentos de esgoto nas vias públicas. Maria Alice Scardua Rangel, coordenadora de Serviços da Águas do Rio, alerta para os impactos negativos dessas ocorrências, que incluem mau cheiro, atração de pragas como ratos e baratas, e até interrupções no trânsito local devido à necessidade de intervenções emergenciais.

Para evitar que esses detritos sólidos cheguem aos mares e rios, as estações de bombeamento de esgoto estão equipadas com gradeamentos que retêm o lixo. Apenas na cidade do Rio de Janeiro, essas grades retiram uma média de 37 toneladas de resíduos sólidos por mês. No entanto, Maria Alice destaca que a conscientização da população sobre o correto descarte de lixo ainda é fundamental.

“É crucial que a população entenda que os detritos sólidos devem ser descartados em latas de lixo adequadas, não nos ralos ou vasos sanitários. Isso inclui também fios de cabelo, que devem ser colocados no lixo, não nos ralos ou pias”, ressalta Maria Alice.

Para contribuir com o meio ambiente e evitar problemas nas redes de esgoto, é essencial que cada indivíduo faça a sua parte. Materiais recicláveis, como metal, papel, plástico e vidro, devem ser separados e encaminhados para cooperativas de reciclagem. Com pequenas ações individuais, podemos preservar nossos recursos naturais e garantir um ambiente mais limpo e saudável para todos.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter