Uma semana de calor intenso culminou no alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades em diversas regiões do país. O fim de semana se desenha com tempestades em sete estados e no Distrito Federal, abrangendo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os temporais previstos trazem consigo rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo. Hoje, temporais localizados, com rajadas de vento e queda de granizo, devem impactar seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
No sábado (18), existe a possibilidade de queda de granizo e ventos de 100 km/h no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O volume mais expressivo de chuvas está projetado entre o domingo e a segunda-feira (20) em diversas áreas, incluindo a capital paulista, o Vale do Paraíba e o litoral de São Paulo, além do sul e zona da mata de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Nestas regiões, a previsão aponta para acumulados de chuvas superiores a 100 milímetros em 24 horas. As tempestades esperadas são consequência do calor intenso e do aumento da umidade, chegando a marcar 40ºC em algumas áreas durante a semana.
Com a passagem dos temporais, a temperatura deve cair na segunda-feira, com São Paulo atingindo máxima de 25ºC. No Rio de Janeiro, a máxima prevista é de 28ºC, enquanto em Cuiabá e Campo Grande, que enfrentaram máximas de 41,6ºC e 38ºC, respectivamente, na semana, as temperaturas devem se estabilizar em 34ºC e 30ºC na segunda-feira (20).