O Teatro Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, no Centro, foi o palco da celebração do Dia Nacional do Teatro Acessível, nesta terça-feira (19). Arte e acolhimento marcaram o encontro entre alunos com deficiência da rede municipal de São Gonçalo, responsáveis, professores de Salas de Recursos e Apoio Especializado com grandes espetáculos que trouxeram histórias de superação. O evento foi idealizado pela coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação.
Os olhos brilhando e a ansiedade já indicavam que uma grande apresentação estava por vir. O atendido do Centro de Referência Municipal em Autismo Maria José da Silva Rodrigues, no Gradim, Luiz Gustavo Vieira, aos 13 anos, se apresentou para o público de mais de 200 pessoas, na companhia do educador musical Jhonny Mesquita. Animado, embalou músicas como “País Tropical” e apresentou sua própria composição, “Jornada”, que, recentemente, recebeu arranjo da Orquestra Municipal de São Gonçalo.
“Estou no CRMA há dois anos. Eu evoluí muito. No início, eu andava na ponta dos pés e agora não ando mais. Estou muito mais alegre. Eu comecei a tocar teclado com o professor Jhonny, ele foi me ensinando, eu toco de ouvido. A minha música, Jornada, é sobre os meus sonhos, eu sonho muito. Fiz a música para que as pessoas que não desistam de seus sonhos, para cada um seguir o seu caminho. O que eu mais quero, além de ser cantor, é ser desenhista e ser uma celebridade”, contou Luiz Gustavo.
O evento ainda contou com a contação de história da professora Elaine Furlani, a apresentação do Grupo Inclusivo de Dança Expressar, do Coral Municipal de São Gonçalo e do tecladista Leonardo Lobo, mostrando as potencialidades da pessoa com deficiência e provando que não há limites para sonhar e realizar. O vice-prefeito Sérgio Gevú e o secretário de Educação, Maurício Nascimento, estiveram no evento.
“Nós temos muito orgulho de todos os nossos alunos e esta apresentação no teatro foi muito emocionante. A Secretaria de Educação trabalha, todos os dias, para atendê-los da melhor forma possível. A coordenação de Educação Inclusiva realiza um trabalho excepcional e este evento é fruto disso, muito acolhimento e afetividade. Foi maravilhoso”, disse Maurício.