outubro 10, 2024
10/10/2024

Amnésia eleitoral: candidato à prefeitura de São Gonçalo ‘esquece’ que lançou aplicativo há nove anos e promete novamente

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter

Dimas Gadelha (foto), candidato à prefeitura de São Gonçalo, promete um novo aplicativo de saúde, ignorando um projeto anterior que não funcionou. Eleitores temem a repetição dos erros do passado _ Foto: Divulgação/Internet

 

Por Redação,

 

No dia 26 de outubro de 2015, quando era secretário de Saúde do ex-prefeito Neiton Mulim (2013-2016), em São Gonçalo, o candidato à prefeitura neste ano Dimas Gadelha (PT) lançou o aplicativo “Saúde.com São Gonçalo”, sob a justificativa de facilitar os trâmites dos pacientes na rede pública municipal de saúde, e também atender às demandas dos profissionais atuantes nas unidades de atendimentos médicos, ambulatoriais e afins, através da tecnologia.

Parece que Dimas esqueceu que lançou a plataforma nove anos atrás, consumindo inclusive recursos públicos, mas a ferramenta acabou não atingindo seu objetivo e caiu no esquecimento.

Na época falava-se em gastos na ordem de R$ 300 mil para o desenvolvimento e a execução do projeto, que deveria atender a todos os usuários da rede municipal de saúde, o que nunca aconteceu.

O gasto com o projeto não foi encontrado no Diário Oficial do município e nem em outro documento após pesquisa minuciosa feita pela equipe de reportagem. Portanto, não há como mensurar valores exatos sobre os gastos.

Na disputa pela prefeitura de São Gonçalo nesse ano, Dimas publicou um vídeo (Reels) em suas redes sociais prometendo a criação de um aplicativo para agilizar os procedimentos na rede municipal.

“Eu comecei minha carreira trabalhando como médico no pronto socorro central. Eram outros tempos, tudo era no papel, mas hoje, a saúde no município tem como funcionar muito melhor. E só usar a tecnologia. Nós vamos criar um aplicativo que vai servir para quase tudo que os usuários do sistema público precisam: o Saúde na palma da mão”, diz.

Dimas então começa a explicar como o app vai funcionar e diz que será possível acessar os serviços ligados à saúde da população. Contudo, há nove anos, quando era secretário de Saúde da cidade, Dimas lançou o app batizado como “Saúde.com São Gonçalo”, ao lado do ex-prefeito Neilton Mulim, que chegou a ser preso posteriormente por desvios de recursos públicos.

O então secretário de Saúde, Dimas Gadelha, e Neilton Mulim, em 2015 _ Foto: Divulgação

Apesar da publicidade e dos gastos direcionados à plataforma, a tecnologia acabou caindo no esquecimento, porém, não foi por escassez de tempo, já que Dimas Gadelha permaneceu no comando da Saúde do município até o fim do governo Neilton, em 2016, e foi mantido pelo sucessor, José Luiz Nanci, até abril de 2017. Ao todo, Dimas ficou na pasta durante três anos e meio.

Gonçalenses temem reedições dos governos Mulim e Nanci

O simples fato de Dimas Gadelha ter como conselheiros principais os ex-secretários de Governo e Comunicação das gestões Neilton Mulim (2013-2016), Sandro Almeida, e José Luiz Nanci (2017-2020), Rodrigo Miranda (Tiquinho), tem despertado a desconfiança dos eleitores gonçalenses.

Projetos inacabados, recursos gastos sem planejamento e nenhum avanço na cidade foram alguns dos legados deixados por essas gestões. Cabe destacar, novamente, que Dimas foi secretário de Saúde nesses dois governos.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter