A partir desta segunda-feira (9/09) e até o dia 15 de setembro, a cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, é palco do 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes (Eits). O evento, que marca um momento histórico na integração de conhecimentos científicos e tradicionais, conta com a presença de mais de mil participantes de 22 países ao redor do mundo.
O Eits oferece uma programação extensa com mais de 40 atividades, incluindo mesas redondas, oficinas, vivências e visitas de campo. Essas atividades estão divididas em cinco eixos temáticos: Ecologia de Saberes para o Bem Viver, Oceanos e Rios – Redes de Vida e Saberes, Saúde, Resiliência e Organização Social, Educação, Cultura e Modos de Vida, e Articulação em Redes.
O objetivo do evento é reunir diferentes formas de conhecimento para enfrentar desafios globais, como mudanças climáticas, segurança alimentar e desigualdades sociais. O encontro também destaca o papel essencial dos povos tradicionais na preservação da biodiversidade.
O Eits é promovido por uma colaboração entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis de Bocaina (OTSS), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Colégio Pedro II (CPII).