O Censo 2022 revelou o aumento alarmante da violência em São Gonçalo, deixando os moradores cada vez mais assustados. No entanto, o problema parece ter se concentrado em um trajeto específico, que leva ao Hospital da Retaguarda Gonçalense.
A Rua Aluísio Neiva, localizada no Centro da cidade, ganhou o triste apelido de “cracolândia”, em referência aos conhecidos locais de uso de drogas em São Paulo, ou “Rua do Medo”. Infelizmente, é evidente que o número de dependentes químicos nas proximidades do hospital tem aumentado de forma exponencial nas últimas semanas.
O mais preocupante é que tudo isso ocorre a poucos metros da antiga sede da prefeitura, que foi desativada. Os relatos de assaltos na região não são raros, o que leva as pessoas a questionarem o paradeiro da Guarda Municipal e dos agentes do programa Segurança Presente.
Diante desse cenário, é urgente que as autoridades tomem medidas efetivas para conter a violência e garantir a segurança dos moradores de São Gonçalo. É necessário um aumento da presença policial, bem como a implementação de ações de prevenção ao uso de drogas e reabilitação para os dependentes químicos.
A população não pode viver com medo e insegurança em seu próprio bairro. É preciso que a prefeitura e as forças de segurança atuem de forma conjunta e coordenada para combater a violência de forma eficaz. Afinal, garantir a tranquilidade e o bem-estar dos cidadãos deve ser a principal prioridade de qualquer gestão pública.