Os acidentes de trânsito na Ponte Rio-Niterói têm aumentado significativamente nos últimos anos. De acordo com levantamento feito pela Ecoponte, concessionária responsável pela administração da ponte, os acidentes subiram 13% em relação ao ano passado e 21% na comparação com 2021.
Um dos principais motivos para esse aumento é o uso do celular enquanto os motoristas estão dirigindo, o que resulta em falta de atenção. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 158 acidentes na travessia. Entre os mais comuns está a colisão traseira, que teve um aumento de 19% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A concessionária destaca que o aumento no tráfego, principalmente na chegada ao pedágio, também é um fator que contribui para os acidentes. Entre os acidentes mais frequentes, além da colisão traseira, estão a colisão lateral, queda de moto, engavetamento e choque nas defensas.
É importante ressaltar que a falta de atenção ao dirigir pode ter consequências graves, como ferimentos graves e até mesmo morte. Por isso, é fundamental que os motoristas evitem o uso do celular enquanto estiverem dirigindo, mantenham distância segura dos outros veículos e respeitem as leis de trânsito.
Em suma, é preciso que todos os envolvidos no tráfego na Ponte Rio-Niterói estejam conscientes da importância de obedecer as normas de segurança no trânsito e evitem comportamentos que possam colocar em risco a própria vida e a de outros motoristas, passageiros e pedestres.