Enormes filas se formaram na Secretaria de Políticas Inclusivas para a apresentação de documentos necessários à validação da inscrição no Auxílio Cuidar, um programa criado pela prefeitura de Maricá que concede o valor de um salário mínimo em Moeda Social Mumbuca.
Para aqueles que se inscreveram através do site até o dia 19 de outubro, a validação requer a entrega da documentação pessoalmente. No entanto, a falta de organização nos horários e a insuficiência de equipes para atender a todos os inscritos resultaram em longas filas, com mães de crianças com deficiência chegando de madrugada na tentativa de serem atendidas.
Uma das mães que realizou a inscrição online comentou: “Poderiam organizar melhor, criar atendimentos separados por ordem alfabética. Temos que chegar cedo e ficar na fila por horas, o que é exaustivo.”
De acordo com a prefeitura, houve uma ampliação no horário de atendimento, mas isso não foi suficiente para evitar as longas filas.
Documentação necessária
Para a confirmação da inscrição, são necessários os seguintes documentos:
– Documento de identificação civil válido no território nacional (certidão de nascimento, RG, CNH, passaporte, CTPS) do dependente com deficiência e do requerente.
– Tutela ou curatela em nome do solicitante, aplicada apenas para os responsáveis legais da pessoa com deficiência.
– Certidão Judicial Criminal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (2ª Instância) e das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro (1ª Instância).
– Comprovantes de residência no município de Maricá dos últimos 2 (dois) anos em nome próprio, abrangendo 1 (um) mês de cada ano. Esses comprovantes podem ser contas de energia, água, internet, ou declarações do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou do Posto de Saúde, juntamente com a declaração de renda.
