Com mais de quatro meses de obras, a expansão do PAM Coelho atinge a fase final de levantamento das paredes e emboço. A iniciativa, integrada às melhorias da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, busca aprimorar o atendimento à população. Notavelmente, as intervenções ocorrem na parte externa, garantindo a continuidade do atendimento. Após a ampliação, a parte já existente da unidade receberá revitalização.
A administradora da unidade, Roberta Azeredo, destaca que o contrapiso será executado após a conclusão da estrutura da serralheria para a cobertura do novo espaço. Esta etapa prevê mais dois meses, englobando finalização do emboço e calçadas. Na sequência, profissionais entrarão para realizar a instalação elétrica, colocação de ar-condicionado e pintura.
Atualmente, o PAM Coelho conta com cinco consultórios, sala de ultrassonografia, coleta de exames, eletrocardiograma, triagem, vacinação, laboratório, fisioterapia e dois consultórios de psiquiatria.
A expansão incluirá sete consultórios, consultório odontológico, consultório ginecológico, cinco consultórios de psiquiatria (com área externa e coberta para atividades coletivas), sala de vacina, ultrassonografia, esterilização, fisioterapia, farmácia, almoxarifado, coleta de exames, descontaminação, recepções, sanitários adaptados, administração, refeitório e fraldário.
A construção segue normas do Ministério da Saúde e Anvisa, assegurando ambientes climatizados, humanizados e acessíveis, com banheiros adaptados, rampas, piso tátil e áreas de atendimento psiquiátrico baseadas na Política Nacional de Humanização.