Uma aeronave de resgate partiu de Roma por volta das 11h40, horário local, com destino a Tel Aviv. O governo israelense concedeu autorização para que dois aviões brasileiros realizem o resgate de cidadãos do Brasil que solicitaram deixar Israel após os ataques de um grupo terrorista que resultaram em mais de mil mortes.
O primeiro avião, que partiu do Rio Grande do Norte no último domingo em direção a Roma, decolou da capital italiana na manhã de hoje com previsão de retorno ao Brasil ainda hoje, chegando na madrugada desta quarta-feira (11).
Outra aeronave partiu de Brasília ontem à tarde com o mesmo destino e deverá retornar ao país no próximo sábado. Até lá, o Ministério das Relações Exteriores está trabalhando para resgatar aproximadamente mil cidadãos brasileiros que se encontram em Israel, sendo a maioria deles visitantes no país.
O foco principal do esforço é a segurança dos brasileiros que residem na Faixa de Gaza. Segundo informações da Agência Brasil, existe a possibilidade de retirar esses cidadãos de Gaza por via terrestre, com o auxílio de autoridades egípcias, embora ainda não haja confirmação dessa operação.