Em uma visita realizada em 30 de janeiro de 2024, o prefeito de Niterói, Axel Grael, supervisionou de perto as obras de restauração da Casa Norival de Freitas, um patrimônio histórico localizado no Centro da cidade. A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) está conduzindo os trabalhos de recuperação estrutural e reparo das instalações originais, totalizando um investimento de R$ 29,1 milhões.
Acompanhado por importantes membros da administração municipal, incluindo a primeira-dama, Christa Vogel Grael, e o secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa (SAE), André Diniz, Axel Grael elogiou o esforço da equipe responsável pela restauração. Ele destacou a significativa importância cultural e arquitetônica da Casa Norival de Freitas, que será transformada em um centro cultural e abrigará o Projeto Aprendiz Musical em parceria com o Conservatório de Música.
André Diniz, secretário da SAE, detalhou as múltiplas frentes de trabalho em andamento, desde a recuperação dos ornamentos nas fachadas até a conclusão do telhado. O prédio anexo, que integrará o Programa Aprendiz Musical, já teve suas estruturas metálicas instaladas e o piso térreo concretado. O espaço contará com três pavimentos, incluindo uma cafeteria, auditório, sede administrativa, estúdio e um terraço para contemplação.
Fernanda Couto Teixeira, diretora do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC), enfatizou a importância da restauração para Niterói, preservando não apenas a história arquitetônica, mas também o legado cultural da cidade. As obras seguem as orientações do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e envolvem arqueologia, pesquisas iconográficas e arquitetônicas.
Ao término das intervenções, a Casa Norival de Freitas se tornará a sede do Programa Aprendiz Musical, contribuindo significativamente para o enriquecimento cultural da cidade.