Beneficiários do Supera RJ, um benefício concedido pelo Estado para famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, têm experimentado falhas e atrasos no pagamento. Mônica Vieira, por exemplo, não recebeu a recarga de abril até hoje, 2 de maio, apesar do prazo estipulado até 25 de abril.
Embora o benefício possa chegar ao valor de R$ 380 pagos mensalmente através de um cartão de débito, muitos beneficiários reclamam da desorganização no pagamento. “Eles não têm uma data específica, não têm um calendário e mesmo se tivessem, eles não cumprem com as datas. Virou uma bagunça”, comenta Mônica Vieira.
Com os atrasos, as famílias vulneráveis têm sido prejudicadas na complementação da renda e na compra de alimentos e itens essenciais. Além disso, outro problema relatado por Mônica é a falta de suporte das equipes responsáveis, que não fornecem informações claras e concisas quando contatadas.
Beneficiários do Supera RJ compartilham problemas similares em grupos do Facebook, questionando a inconsistência nas datas de recarga e reclamando de problemas de atualização do aplicativo, que não mostra a próxima recarga. No entanto, ao passar o cartão em estabelecimentos, há saldo disponível, segundo os beneficiários.