setembro 14, 2024
14/09/2024

Bicicletas sob ataque: Onda de roubos preocupa moradores em Niterói

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Bicicletas Sob Ataque: Onda de Roubos Preocupa Moradores em Niterói

O aumento da popularidade das bicicletas em Niterói, impulsionado por presentes de Natal e a crescente conscientização ambiental, trouxe consigo um efeito colateral indesejado: um aumento significativo nos roubos desses veículos. A cidade agora figura no topo da lista nacional de ocorrências, com a Delegacia do Centro registrando 121 casos, a mais elevada entre as 168 delegacias do estado.

Mesmo com policiamento reforçado, correntes e trancas, a onda de furtos persiste, inclusive dentro de prédios. Recentemente, uma quadrilha foi presa em flagrante por furtar bicicletas em um condomínio no Ingá. Embora todas as bicicletas roubadas tenham sido recuperadas nesse incidente, outros moradores não foram tão afortunados, sofrendo repetidos assaltos.

O episódio destaca a existência de um mercado para bicicletas roubadas, semelhante ao que ocorre com celulares. Com valores que podem ultrapassar R$ 10 mil, as bicicletas tornaram-se alvo de criminosos. A subnotificação, fenômeno comum nesse tipo de crime, também é observada, apesar dos esforços das delegacias em recuperar os itens roubados.

Niterói figura entre as dez cidades com mais furtos e roubos de bicicletas no país, uma surpresa considerando que a maioria das cidades listadas são capitais estaduais com populações significativamente maiores. A cidade já reforçou o ciclopatrulhamento da Guarda Municipal em áreas como Icaraí, Jardim Icaraí, Ingá, Horto do Fonseca e São Francisco. Além disso, o prefeito Axel Grael anunciou a aquisição de bicicletas elétricas para intensificar o patrulhamento das ciclovias.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter